MÁSCARA DE
FERRO
Um nome que traz a essência histórica do espumante para elevar os momentos de contemplação. Além da paixão, a imersão em pesquisas históricas e culturais, deu origem ao nome Máscara de Ferro, que tem ligação direta com a região de Champagne-Ardenne, na França, famosa pela produção da bebida. Lá, no século XVII, os monges beneditinos cultivavam uvas e produziam vinhos para consumo próprio, porém, por um detalhe peculiar, acabaram fazendo uma descoberta borbulhante.
Como eram produzidos com teor de açúcar residual, ao serem engarrafados e armazenados, os vinhos voltavam a fermentar com a elevação das temperaturas da primavera e verão. Em consequência, aumentava a pressão nos recipientes devido à produção do gás, fazendo com que grande parte das garrafas estourassem. Com o risco de lesões, os produtores passaram a utilizar máscaras de ferro ao manusear as garrafas para se protegerem dos estilhaços.
Fatos que fazem parte do enredo romântico do período medieval, com histórias que estimulam o imaginário e inspiraram a criação da marca Máscara de Ferro.
NASCE UMA
PAIXÃO
O Máscara de Ferro surgiu da paixão pelo mundo dos vinhos do empresário e enólogo Fabiano Zamberlan, que, depois de diversas viagens, muito estudo, pesquisas históricas e científicas, além de planejamento e investimentos, apresentou ao mercado uma linha de espumantes Brut Premium. O portfólio da marca foi posteriormente ampliado, passando a oferecer também vinhos, elaborados com a mesma excelência dos já consagrados espumantes.
A região do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves-RS, é o berço da vitivinicultura brasileira, com tradição na elaboração dos melhores vinhos, reconhecidos com premiações internacionais. E é no Sul do Brasil, que nascem os exemplares Máscara de Ferro. Vinhos e espumantes elaborados a partir de uvas selecionadas, cultivadas em clima ideal para safras de altíssima qualidade.
Fabiano Zamberlan, enólogo e fundador do Máscara de Ferro